segunda-feira, 25 de junho de 2012

PICHELEIROS

Segunda e de folga, lembrei-me de dar uma volta pela zona dos picheleiros, a ideia era fazer um sobe e desce mais constante e aproveitar para dar uma espreitadela àquelas paisagens na primavera.
Aproveitei para registar o novo monumento à entrada de Vila Nogueira de Azeitão.


rotunda à entrada de Vila Nogueira de Azeitão
destinados ..ou não...???

pormenor de um cardo

a bela serra da Arrábida
grande vale
chegada da estrada do picheleiros à nac.


moinho do cuco
quinta do paraíso





Perfil de altitude (altimetria)
Diferenças de Altitudes
180 Meter (Altitude desde 1 Meter para 181 Meter) 
Subida acumulada 589 Meter
Descida acumulada 587 Meter 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MOINHO DO CUCO

Depois de um fim-de-semana com muito trabalho extra, domingo de manhã mesmo depois de uma noitada era hora de acompanhar com um regresso a estas “lides” do primo Luís na companhia de outro Luís, um pouco mais novo, mas que já trás algum ritmo, lá da zona de origem Castelo Branco, mais propriamente Malpica do Tejo.

Para apresentação da zona ao mais novo, pareceu-me bem leva-lo à Serra do Louro, pelo percurso dos moinhos, a vista é como sabemos muito bonita pelo que servirá para que ele se sinta aliciado para futuros empenos na zona.

O joelho do mais velho ressentiu-se com o passar dos minutos, fruto talvez do andamento rápido nos primeiros quilómetros, mas deixou-o acabar passeio, depois de subirmos aos moinhos abranda-mos naturalmente o ritmo, até porque havia que contemplar a vista.

A voltinha foi simpática e a malta gostou, pelo que se esperam outros encontros do género, mais a norte quiçá para conhecer a zona protegida do Tejo, vamos ver.

 Luís, a preparar-se para subir a Palmela

o outro Luís

  rotunda de Palmela

 este rapaz não gosta das construções dos "Romanos"

 depois do cai de costas




 já perto do moinho do cuco



pela expressão deles... gostaram das vistas



domingo, 10 de junho de 2012

SESIMBRA VIA PEDREIRAS

Feriado, tempo não muito quente, ok, combinado, 08h30 na Quinta do Conde para arrancar-mos.Eu e alguns dos amigos da Bike Clinic, ou seja o Figueiredo, o Vidigal e o Francisco, de início não tínhamos rumo certo mas depois de termos passado junto ao trilho das falésias rodando á direita, desembocando depois junto aos Casais da Serra, subimos um pouco a nac. e metemos então para dentro de um single que nos leva ao planalto da Serra do Risco.Dali como ainda havia tempo pensamos no belo pastel de nata junto ao forte em Sesimbra e lá fomos, pelo meio das pedreiras, logo a seguir aquela descida incrível...foto pelo meio....e ...voilá..Sesimbra.a praia já convidava mas a malta não trouxe "toalha".Água, pastel de nata, e lá vamos em direcção à lota e..belo empeno logo a seguir o melhor do dia, uma vez lá em cima mais uma ou outra foto e sempre em grande ritmo por estrada em direcção a casa. 

Francisco
Vidigal


Figueiredo
olhem lá as meias dele, foi a namorada que ofereceu...
acho que lhe deve estar a transmitir alguma mensagem



Em 15 de Agosto 1201, foi concedido aos habitantes de Sesimbra a Carta de Foral, documento régio que aplica os direitos e deveres.
Foi no reinado de D. Dinis, sexto rei de Portugal, que se criou a Póvoa de Ribeira de Sesimbra, pequena aldeia de pescadores, junto ao mar.
A aldeia cresceu muito e tornou-se vila à época dos Descobrimentos.
Sesimbra passou a ser um importante porto de construção naval e de abastecimentos de embarcações.






As montanhas, o mar e o sol radioso de Sesimbra criam um cenário pitoresco que pode ser admirado de vários pontos altos da vila: o castelo, o promontório, o Forte do Cavalo ou a Quinta de Palames.
Estes miradouros oferecem vistas sobre uma vila de pescadores rodeada por montanhas e por um mar de águas cristalinas, que preserva ainda hoje o seu carácter original, com o seu castelo Mouro vigiando os telhados vermelhos sobre o horizonte. Sesimbra remonta a tempos pré-históricos, tendo sido sucessivamente conquistada pelos Romanos, Visigodos e Mouros. Hoje em dia, a vila oferece aos seus visitantes um rico legado histórico e uma beleza natural cativante, com bonitas praias, restaurantes de peixe fresco, esplanadas à beira-mar e uma diversidade de desportos aquáticos ideais para as suas férias em Portugal..

a meio da parede 
o Castelo de Sesimbra lá ao fundo
já a chegar cá a cima


Perfil de altitude (altimetria)

Diferenças de Altitudes
214 Meter (Altitude desde 2 Meter para 216 Meter)
Subida acumulada 914 Meter
Descida acumulada 935 Meter 


quinta-feira, 7 de junho de 2012

PALMELA E NECESSIDADES

Segunda dia 04 ao final da tarde lá vou eu até Vale de Barrios e zona da Serra de São Luís, com saída pela Nac.10 em direcção ás necessidades novas, coisa rápida (na medida do possivel)  para não enferrujar.



Castelo de Palmela, visto da descida para Vale Barrios
daqui vê-se bem o moinho existente na estrada romana junto ao castelo
Setúbal
Vale de Barrios
lá atrás a Serra do Louro
lá ao fundo a Arrábida

como nãom podia deixar de ser - o mar em Tróia

 O REGISTO DA VOLTA

Perfil de altitude (altimetria)

Diferenças de Altitudes
187 Meter (Altitude desde 2 Meter para 189 Meter)
Subida acumulada 629 Meter
Descida acumulada 626 Meter