quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

2ºTRAIL DO CABO ESPICHEL - 20DEZ2014

Sábado dia 20 de Dezembro de 2014, o Grupo Desportivo da Azóia, promoveu o seu 2ª Trail, que se desenrolou na zona da Serra da Azóia, com duas distâncias, 15 e 30 kms. e ainda uma caminhada de 06 kms.
Uma manhã bastante frio com um nevoeiro que aso poucos levantou e uma aragem gelada característica destas zonas, complicaram o aquecimento à malta.
Os percursos abrangeram um e outro lado da Nac.379, sendo que a distância mais curta, não chegou ao Cabo Espichel e ao Farol, perdendo assim quem não conhece a zona essas magnificas paisagens, inversamente à de 30 kms, que passou por ali, contemplando os participantes com uma visão deslumbrante.
Mas mesmo assim para os participantes nos 15 kms, como eu, o percurso foi cinco estrelas com zonas bastante íngremes, atingindo os seu maior esplendor perto da praia da Foz, com uma descido vertiginosa e muito técnica e de seguida uma subida em iguais condições e outras partes mais rolantes, também junto ás falésias do lado da Aldeia Nova da Azóia, desfrutamos de paisagens brutais, aqui nesta zona havia que ter cuidado com o piso porque existem muitas pedras tornando assim o chão bastante irregular.
No geral o trajectos estavam muito bem marcado, havia vários controlos e pessoal a auxiliar se fosse necessário, o abastecimento da minha distância estava salvo erro a seguir aos 10 kms e não aos 7.5 como dizia no site da prova, como tal pareceu-me um pouco tarde, mas nada de grave, para quem fosse prevenido.
Os meus companheiros e amigos Victor Franco e Hélio Ribas, que foram aos 30 kms, partilham da mesma opinião que eu em relação à beleza do percurso e ás marcações, e para eles que não conheciam a zona foi cinco estrelas.
Uma abraço ao meu já velho amigo Nuno Lucas, que anda nisto há já uns bons tempos e que nesta prova em especial não teve o resultado desejado por questões de saúde, mas ambos sabemos que ele em plena forma física  devora "coisas" destas sem grande stress.
Faço constar que nas fotos abaixo, a seguir à minha chegada estão outras que dizem respeito à prova dos 30 kms, os podiums que se vem em baixo são da distância dos 15 kms.
Acabei a prova em 1h,37m, fico com a sensação de que me portei bem comigo mesmo e isso é o mais importante.



eu, o Ribas e o Franco, num esforço para não tremer de frio



antes da partida dos 36 kms 







antes da praia da foz


























praia da foz






a minha chegada



Cabo Espichel
o Franco 

o Lucas



o dorsal 131 Ribas


















Ribas com um sorriso destes parece que foram 5 kms