segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SERRA DA AZOIA - FALÉSIAS - FORTE DA BARALHA


Sábado 21 Dezembro, depois de muito observar na net uns percursos na Serra da Azóia, perto do Cabo Espichel, que me pareciam levar ir ao Forte de São Domingos da Baralha, muito  perto do mar, naquelas falésias, ali a seguir à Azóia.
Depois de almoço rolei até lá, pena que tenha chegado ao ponto já um pouco tarde demais, o que não me permitiu explorar o track até ao fim, nomeadamente na fase final das tais falésias, vai ter que ser noutro momento, mas o que deu para ver ficou-me na retina, é uma perspectiva muito boa das falésias existentes do lado de Sesimbra, tem-se uma vista brutal para toda a sua extensão.
A “imensidão” do silêncio que ali se desfruta, só perturbado pelo bater das ondas contra os rochedos impenetráveis, alimenta a alma a viajantes de todas as paragens e destinos.
Sem dúvida que estas paragens são de tal forma gratificantes que outras pessoas ali decidiram viver, bem perto como é exemplo as povoações de Zambujal, Aldeia Nova Azóia e outras.    
O regresso teve ser pelo adiantado da hora por estrada e entrar já meio lusco fusco na recta da Quinta do Perú, porque ainda por cima além de já vir tarde esqueci-me das luzes fora da mochila, e sem luzes na estrada ainda apanhava algum susto, enfim desvantagens do inverno. 
Quinta do Desembargador



Quinta do Calhariz


Castelo de Sesimbra

Fonte da Telha, lá longe
Serra da Arrábida ao fundo
já se começava a ver o sol a baixar
a chegada ás falésias
dali tem-se uma vista excelente




Sesimbra
já na hora do regresso




sábado, 28 de dezembro de 2013

FONTE DA TELHA 15DEZ13

Num domingo frio e soalheiro, apetecia-me rolar mais ou menos de forma continua sem grandes subidas, decidi ligar a Fonte da Telha à Lagoa de Albufeira, sai da Quinta do Conde em direcção ao Casal do Sapo e desci da porta da nato na rotunda de Sesimbra, em direcção à quinta da Apostiça, atravessei o pinhal e entrei na fonte da Telha pelo caminho normal.
Surpresa foi quando no fim do estradão junto à areia, percebi que aquilo não tinha mesmo ligação, tipo um single track junto ás falésias, no meu imaginário ela estava lá, bom também não sou de desistir, então sempre em frente areia fora quase sempre apeado de bike na mão, ainda pensei em tentar rolar na areia molhada mas olhava para o mar e as ondas estavam muito instáveis ora batia lá atrás ora cá à frente.
O helicóptero infelizmente já andava por ali, sem que eu soubesse porquê, depois em casa soube da tragédia que tinha acontecido.
Lá fui até que cheguei à Lagoa, mas dali tive que meter para dentro novamente para o pinhal da Apostiça, atravessei para a Quinta do Peru e regressei à Quinta do Conde.
   




 Fonte da Telha




 é impressionante a quantidade de lixo que se vê numa praia nesta altura



a erosão faz nas falésias efeitos extraordinários





 Lagoa de Albufeira



domingo, 22 de dezembro de 2013










PEDREIRAS DE SESIMBRA

09 Dezembro, segunda feira, uma manhã fresquinha, que precisava logo à partida de um começo para aquecer, lembrei-me que já não ía às pedreiras de Sesimbra há algum tempo, rumei para a Quinta do Perú, o estradão que liga até à Nac. 379, dá sempre um bom aquecimento, abordei as pedreiras pelo lado esquerdo vindo da Quinta do Calhariz, essa subida a contornar as mesmas pela esquerda é sempre um bom desafio à condição fisíca, lá ao cimo retemperam-se as forças com a magnifica vista sobre a Serra do Risco e as falésias desta, não me canso de desfrutar destas  paisagens exuberantes.
Servem de inspiração, ás pedaladas de regresso a casa, que fiz pelo lado do vale do risco, em direcção aos Casais da Serra, Azeitão até à Quinta do Conde, sempre a rolar para tentar ganhar pernas, porque o tempo para rolar não tem sido muito, então vai-se intercalando estrada com terra. 

aqui no estradão da Quinta do Perú


antes da Quinta do Calhariz

cá está uma imagem sempre digna de reproduzir

os singles tracks no Vale do Risco
já perto das pedreiras, antes do ultrapassar 
as enormes pedras que ali estão a cortar caminho
as pedreiras em plenas laboração
cá está a bela subida


realmente estas pedreiras destoam enormemente com a paisagem
o Atlântico no seu esplendor
outro tipo de aventureiros



Serra do Risco
águas cristalinas convidativas à exploração subaquática

o vasto parque natural da Arrábida
com as serras da Arrábida e São Luís ao fundo a perder de vista



o regresso, pelos singles abaixo da Aldeia das Pedreiras


as cores de Outono no seu esplendor
a futura colheita já está aqui preparada