domingo, 16 de agosto de 2009

POMBALINHO ATÉ CASTELO BODE E REGRESSO



Constância
O concelho de Constância, do distrito de Santarém, localiza-se na região do Centro, no Médio Tejo .
Situado na confluência do rio Zêzere com o rio Tejo, é limitado a oeste pela serra dos Candeeiros e a nordeste pela serra d'Aire e faz fronteira a norte e a este com o concelho de Abrantes, a oeste com os concelhos de Vila Nova da Barquinha e da Chamusca e a sul com os da Chamusca e de Abrantes.
No total, abrange uma área de cerca de 80,2 km2 e é constituído por três freguesias: Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada.
Em 2001 o concelho apresentava 3815 habitantes.

Foi território ibero, romano, visigodo e mouro até que Gonçalves Mendes da Maia o conquistou para o Reino de Portugal. Em 1578, D. Sebastião elevou-o a vila.
Depois da destruição provocada pelas Invasões Francesas, Constância foi reconstruída e conservou sempre importantes focos de interesse arquitectónico, paisagístico e arqueológico. De entre muitos, salientam-se a Igreja Matriz (1636), a Igreja da Misericórdia (forrada de azulejos), o pelourinho, o Mosteiro de N. Sra. da Boa Esperança, o monumento a Camões, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, as Pomonas Camonianas e o Jardim-Horto. Na freguesia de Santa Maria de Coutada existem as ruínas romanas de Alcolobre.
Para atravessar o rio Zêzere foi construída uma ponte metálica, obra de Gustavo Eiffel, inicialmente destinada ao transporte ferroviário, mas depois adaptada aos transportes rodoviários.

Sem comentários: