segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

QUINTA DO CONDE ATÉ VIGIA SERRA SÃO LUÍS

Domingo, em pleno dia de aniversário, como tal dia de excessos, ora posto isto nada como ir curtir um pouco a manhã que estava excelente.
Ok, pelas 09h00 ainda fazia um aragem fresquinha, por isso toca a dar ao pedal, serra acima, máquina na mochila, chegado à vigia já com uma dor nas costas, sim porque 600 grs durante uns quilómetros, faz mossa.
O prometido é devido e como disse a mim mesmo que lá voltaria, para voltar a sacar umas fotos daquela vista deslumbrante, nem esperei muito mais, fui lá na primeira oportunidade.
Por ser domingo havia muitos camaradas do pedal por lá, o que evitou ter que subir sozinho, menos mau.
a Nac.10 vista lá de cima
Tróia...
vista para o lado da Arrábida
a minha "menina" também merece o seu tempo de antena
Castelo de Palmela, sempre uma referência
Vale de Barris
Moinho da Páscoa
Vigia
um belo efeito

zona do porto de Setúbal
Estádio do Vitória
Setúbal
sem "ela" não gozava estes momentos, em sítios como este


mais três bikers "ansiosos" por chegar lá acima
agora vou descer, um pouco mais emocionante
bom antes disso, só mais uma foto
estrada romana

Diferenças de Altitudes

363 Meter (Altitude desde 16 Meter para 379 Meter)

Subida acumulada 678 Meter

Descida acumulada 693 Meter


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PALMELA / VIGIA DA SERRA SÃO LUÍS

Ontem decidi ir até ao cimo da Serra de São Luís, e não obstante do intenso nevoeiro matinal, o que me adiou a partida em 1h30, lá fui, direcção a Palmela decidido à vigia da serra de São Luís, nunca tinha subido aquilo sozinho, pensei que ia doer mais, mas afinal com calma lá fui subindo e apesar do esforço admirando a paisagem, sempre magnifica.
Lá em cima vai de fotografias havia ainda alguma réstia de nevoeiro nalguns locais, o que conferia uma beleza adicional a algumas fotos.
A beleza do local é indescritível, acho que nem mesmo nas fotos, dá para sentir aquilo, só lá indo, e quem já foi dar-e há razão de certeza.
Azar dos azares, quando cheguei a casa hoje para colocar as belas fotos, estavam com vírus, tou tramado, ou não acho que vou ter que lá voltar brevemente, para repetir a dose.
A boa noticia é que vou novamente poder desfrutar daquela magnifica paisagem, afinal nem tudo é mau.


Diferenças de Altitudes

379 Meter (Altitude desde 1 Meter para 380 Meter)
Subida acumulada 838 Meter
Descida acumulada 864 Meter


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

APOSTIÇA / SANTANA / PEDREIRAS DA ACHADA

Ontem a ideia era passar pelo Apostiça em direcção à Nac.379, para Sesimbra e depois logo via, em que direcção rodava.
Decidi ir para a estrada da pedreiras em direcção à Pedreira da Achada, Sesimbra, subi fui ao moinho na Estrada do Facho de Santana, registei o momento com as fotos aqui colocadas e rumei à descoberta (pensava eu) do caminho à volta das pedreiras.
Poucos metros de sair junto do moinho e já no alcatrão desci para o mato, descobri depois que tinha seguido pelo trilho errado que se foi fechando a pouco e pouco, teimoso como sou insisti em frente, azar, andei um bom tempo para ali a tentar ver uma caminho de saída dali e nada, só me restou uma alternativa que me fez perder uma hora - voltar para trás, o que condicionou o resto da volta, por falta de tempo.
Como não estudei a volta em si, antes de a fazer, já que a intenção não passava declaradamente por ali, vai ter que ficar para a próxima, mas uns belos arranhões, que vão servir de lição, ninguém me tira.
Apesar disso, o empeno foi bom, pena que o telemóvel tenha ficado sem bateria a meio da coisa.

esta bela recta da Apostiça, que liga a quinta do Peru à Nac.379
não há como a vida do campo...
vista geral de São Luís e do Louro

Castelo de Sesimbra
a vista dali deve ser ainda melhor que esta!!!

CASTELO DE SESIMBRA

Foi conquistado aos Mouros em 21 de Fevereiro de 1165, por D. Afonso Henriques e abandonado em Junho de 1189, devido á investida do Califado Almoada do Mirambolim Iacube então rei de Sevilha, que reconquistou Alcácer do Sal e prosseguindo até Sesimbra atacou o Castelo destruindo toda a sua estrutura defensiva até aos alicerces. Só em 1200 foi possível ocorrer a tomada definitiva de Sesimbra, no reinado de D. Sancho I, com a ajuda militar dos Cruzados Francos. O Monarca ordenou então a reconstrução desta praça forte, tendo-se destacado os amigos de D. Guilherme de Flandres, que se ofereceram para povoar e defender esta importante zona do litoral.

O novo Castelo delimitado pela antiga Alcáçova foi construído de acordo com as recentes técnicas militares do Gótico, tendo por ex-libris a torre de menagem ligada á muralha que passou a envolver a vila de então, tendo D. Sancho I atribuído o 1º Foral de Sesimbra em Agosto de 1201, confirmado em 1218 por D. Afonso II.

Em 1236 D.Sancho II, como forma de recompensa à Ordem de Santiago, pelos serviços prestados nas querelas da reconquista do território, fez doação da Vila e do Castelo à Ordem de Santiago.

No reinado de D. Dinis em 1323, este ordena novas obras de restauro, erguendo também o torreão a poente e conferindo á vila vários privilégios e demarcando-lhes largos limites concelhios. Mais tarde já no reinado de D. Fernando, a fortificação sofre de novo danos terríveis, provocados pela armada Castelhana fundeada no Tejo, fazendo o cerco a Lisboa e pilhando e destruindo os arredores. No relatório da "visitação" efectuada em 1516 por D. Jorge, Mestre da Ordem de Santiago, é notório o estado de degradação do Castelo, o que levou a nova intervenção para restauro do mesmo em 1570.

Entre 1640/48, no período da Restauração, D.João IV, incumbiu o eng.real João de Cosmander de reconstruir o castelo, tendo este acrescentado revelins em locais estratégicos. Posteriormente em 1721 efectua-se o restauro da Igreja de Santa Maria do Castelo, que fora edificada por D. Afonso Henriques.

O terrível Terramoto de 1755, arrasa Lisboa e arredores e o velho castelo quase sucumbe á sua fúria devastadora, tendo ficado com danos que o tempo se encarregou de os tornar quase irrecuperáveis. Em 1934/44 a Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais efectua as obras de restauro e recuperação do monumento dando-lhe a feição que actualmente conhecemos.




Sesimbra lá em baixo

uma boa reverência na estrada do Facho de Santana

antiga habitação em São João de Brito, por cima das pedreiras


Diferenças de Altitudes

257 Meter (Altitude desde 1 Meter para 258 Meter)
Subida acumulada 680 Meter
Descida acumulada 628 Meter


sábado, 14 de janeiro de 2012

VOLTA DOS CONVENTOS DA ARRÁBIDA

Hoje, com o meu amigo Lucas, decidimos ir dar a volta dos Conventos da Arrábida, portanto só estrada, a bela tarde de sol ajudou, embora nas descidas já se sentisse bem o ar fresco.
A volta é bem bonita em função da linda paisagem envolvente, e do mar logo ali, qual tapete azul, estendido aos nossos pés.

UM BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DO LOCAL

O Convento da Arrábida, construído no século XVI, abrange ao longo dos seus 25 hectares, o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus e ainda, adjacentes ao convento, mas autónomos, os aposentos do duque de Aveiro e as casas onde eram alojados os peregrinos.

Outrora convento franciscano fundado por Frei Martinho de Santa Maria, franciscano a quem D. João de Lencastre (1501-1571), primeiro duque de Aveiro, cedeu as terras da encosta da serra.

Anterior à sua construção existia onde é hoje o Convento Velho, a Ermida da Memória, local de grandes romarias, junto da qual, durante dois anos, viveram, em celas escavadas nas rochas, os primeiros quatro fardes arrábidos: Martinho de Santa Maria, Diogo de Lisboa, Francisco Pedraita e São Pedro de Alcântara.

D. Jorge de Lencastre, filho do 1º duque de Aveiro, continuou as obras mandado construir uma cerca a vedar a área do convento.

Mais tarde, seu primo D. Álvaro, mandou edificar a hospedaria que lhe servia de alojamento e projectou as guaritas, na crista do monte, que ligam o convento ao sopé da montanha, deixando, no entanto, três por acabar. Por sua vez, D. Ana Manique de Lara, nora de D. Álvaro, mandou construir duas capelas, enquanto o filho de D. Álvaro, D. António de Lencastre, mandou edificar, em 1650, o santuário do Bom Jesus.

Em 1640 o Duque de Aveiro, D. Raimundo, mandou reparar a ermida, forrá-la de azulejos e ainda colocar-lhe a imagem de S. Pedro de Alcântara e uma inscrição em que se assinalava o ano da beatificação do frade e se fazia referência à acção que tivera na reforma arrábida: «Esta Ermida foi a Própria Cela Do Santo Frei Pedro de Alcântara, em que viveu Alguns tempos, e foi guardião No Mosteiro de Palhais desta Província de N. S. da Arrábida, donde passou a Castela a fundar a Província de S. Joseph e lá faleceu dia de S. Lucas, o ano de 1562 aos 63 da sua idade e 47 de hábito. Foi beatificado pelo Papa Gregório XV na era de 1622 e para consolação e memória dos seus devotos mandou o Duque D. Raimundo reparar esta sua cela e pôr aqui a sua imagem no ano de 1644.

De arquitectura austera, o convento é praticamente desprovido de ornamentos. No seu interior, destacam-se apenas, de onde em onde, esculturas de santos e Cristos, de terracota e de madeira, colocadas em nichos, os azulejos que ornam as capelas, e ainda os embrechados compostos de pedrinhas misturadas com conchas e cacos de faiança e usados na decoração de fontes, paredes, muros e capelas.

Assinalem-se ainda peças escultóricas de cerâmica e de madeira, cantarias e lajedos, tectos pintados e uma talha dourada.

Em 1863, a Casa de Palmela adquiriu o convento mas as obras só começaram no século seguinte, nas décadas de 40 e 50. Quarenta anos depois, em 1990, o seu então proprietário optou por vender o convento e a área envolvente, num total de 25 hectares, à Fundação Oriente.

A vista para as Capelas

a vista geral das praias e da serra
Convento da Arrábida

o Lucas com as Capelas ás costas
cá estão elas
agora um pouco mais acima

a Serra de São Luís sempre lá, e se dúvidas houvesse-Portugal sim senhora
Setúbal
Serras do Louro e de São Luís
a bela Setúbal
olha ele já cheio de frio

mais o track do empeno



Perfil de altitude (altimetria)

Diferenças de Altitudes

375 Meter (Altitude desde 16 Meter para 391 Meter)
Subida acumulada 1.105 Meter
Descida acumulada 1.105 Meter