quarta-feira, 1 de agosto de 2012

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO E PRAIA DO CABEÇO


Bom depois de muito hesitar decidi levar a minha bichinha de férias, com o princípio de não roubar tempo a mim mesmo para estar com a família, optei por voltas curtas ou outras à hora de tarde, quando o tempo estava menos quente… bom foi quase assim… depois explico.
Mas como a ideia era desde logo aliciante, explorar uma zona que era totalmente nova para mim, tive que conter desde logo o ânimo de me estender para empenos maiores, até porque antes das férias não tinha rolado lá grande coisa por força do trabalho, como tal as pernas não estavam para grandes andamentos.
Portanto fiz apenas algumas incursões em estradões, mas deu mesmo assim para conhecer algumas povoações e zonas mais de interior onde as coisas são bem diferentes do que se conhece apenas junto ás praias.
Esta primeira volta deu-se logo cedo com uma pequena passagem pelo Farol de Vila Real de Santo António, e depois com uma incursão na praia, desde a praia do Cabeço vulgarmente chamada de Retur até à praia da Alagoa em Altura, pelo areal para aproveitar a maré vazia, como de resto voltei a fazer mais uma ou outra vez, é uma sensação muito boa, rolar junto ao mar aliado ao facto de que a areia sempre “empata um pouco”.  



FAROL VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Entrou em funcionamento em Janeiro de 1923 após largos anos de discussão quanto ao método de construção, visto estar localizado num local arenoso. A torre, circular, com 40 metros de altura assentava sobre fundações de betão armado. A luz lá instalada, de relâmpagos, era obtida por incandescência de vapor de petróleo e tinha um alcance de 33 M.
Hoje está equipado com o aparelho óptico lenticular de Fresnel de terceira ordem com 500 mm de distância focal original.
Em 1927 é eletrificado com motores geradores, e em 1947, ligado à rede pública de eletricidade, ano em que a máquina de relojoaria que, até então, tinha assegurado o movimento do aparelho óptico foi também substituída por motores elétricos e a lâmpada por uma outra de 3.000W.
Em 1960, os dínamos foram substituídos por alternadores e foi instalado um elevador de acesso à torre.
Em 1983, a lâmpada é substituída por uma de 1.000W. Seis anos depois, o farol é automatizado, estando, portanto, desprovido de faroleiros nos dias de hoje.





ESTÁDIO MUNICIPAL DE 
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
PRAIA DE VILA REAL


PRAIA DO CABEÇO

Sem comentários: